quarta-feira, 31 de março de 2010

Ficha de Avaliação da Sustentabilidade – melhores decisões na CMO


Como se tornam as decisões do Sr. Presidente da Câmara e dos Senhores Vereadores mais sustentáveis?... Bem, uma das formas é dar-lhes mais informação sobre as consequências dos projectos que estão a apreciar sobre as várias vertentes da sustentabilidade: um Centro Cultural terá um efeito muito positivo do ponto de vista dos indicadores sociais, mas pode também acautelar melhores efeitos do ponto de vista ambiental, económico e mesmo de governância, logo deste a sua concepção e projecto de execução.
É esta avaliação que se pretende fazer com a Ficha de Avaliação da Sustentabilidade, um procedimento que a partir de Abril de 2010 se aplica a todos os grandes programas e projectos da autarquia.
Trata-se de uma metodologia inspirada em muitoe exemplos europeus e não só, que permite aos próprios técnicos que estão a preparar os projectos ir avaliando e procurando optimizar as vantagens que dele se podem retirar nas várias perspectivas, de forma integrada.
No final de 2010 far-se-à uma avaliação da aplicação desta "ferramenta de decisões suastentáveis" para este primeiro ano, para continuarmos a melhorar a implementação da Agenda 21 Local de Oeiras na sua vertente "Governância": melhores decisões, para um melhor futuro!

Sem comentários: