quarta-feira, 31 de março de 2010

Redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) tem Plano para Oeiras



A palavra "Pacto", com toda a moda de vampiros que temos nestes tempos, lembra-nos logo o "Pacto com o Diabo"...
Pois bem, temos que associar a palavra a uma nova ideia positiva, pois desde Fevereiro de 2010 a Câmara Municipal de Oeiras - com mais de mil outras de toda a Europa! - estabeleceu o "Pacto de Autarcas", um acordo com a Comissão Europeia em que se compromete a fazer com que o concelho de Oeiras, em 2020, esteja a emitir menos 20% de emissões de gases com efeito de estufa do que em 2006.
Para isso, foi agora aprovado um Plano de Acção, uma lista de projectos, investimentos, campanhas e parcerias em que a autarquia assume o papel de motor de uma mudança profunda do modo como se consome energia neste concelho.
Estão previstas acções em domínios como os edifícios e equipamentos municipais, os edifícios residenciais e de serviços, os transportes - municipais, públicos e privados -, o planeamento territorial, a informação e formação e a produção local de energia, contando-se que além do esforço da autarquia as normas e programas nacionais e a acção dos restantes actores locais - públicos e privados, empresariais ou sociais - provoquem a necessária mudança de paradigma, do modo como hoje vivemos e produzimos, para soluções menos pesadas para o nosso planeta.
O Plano será divulgado em breve através do site da OEINERGE, e será alvo de apresentação e debate no dia 4 de Maio de 2010, no âmbito do Roadshow Oeiras Sustentável. Participe!

Sem comentários: