quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Carta Social de Oeiras lançada no dia 27 de Setembro

Teve lugar no dia 27 de Setembro, no Lar de São Vicente de Paulo, em Carnaxide, a cerimónia de lançamento da Carta Social do Concelho de Oeiras. Este instrumento, que servirá de base aos documentos estratégicos a elaborar no âmbito da Ação Social e se encontra incluído nos trabalhos de revisão do Plano Diretor Municipal, pretende constituir-se como um mecanismo de caracterização dos serviços e equipamentos sociais concelhios e uma ferramenta de abordagem à estratégia social local, contribuindo para a racionalização e concertação dos recursos do território.
Deste modo, a Carta Social do Concelho de Oeiras tem como principal objetivo potenciar e otimizar recursos, evitando a sobreposição da intervenção, devendo, como tal, ser encarada como instrumento aglutinador e coordenador no domínio Social.
Em termos de resultados, este instrumento de planeamento, reforça a necessidade de investir em respostas integradas que vão ao encontro dos desafios das famílias e das instituições da sociedade atual. Efetivamente, não obstante, a existência de uma ampla rede de equipamentos sociais e de taxas de cobertura globais francamente positivas, a reflexão possibilitada por este documento impõe a necessidade de inovação na programação e qualificação de novos equipamentos e serviços sociais considerando, entre outros aspetos, a possibilidade do reforço de sinergias e da reconversão de estruturas existentes, assim como a promoção da participação dos beneficiários e famílias nos modelos de gestão implementado.

Sem comentários: