quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Marginal sem Carros alerta sobre a doença de Alzheimer

A iniciativa Marginal Sem Carros, integrada na Semana Europeia da Mobilidade, realizou-se dia 23 de Setembro, das 10 às 13 horas, entre Caxias e a Praia da Torre, em Oeiras. Durante este período, o trânsito automóvel foi encerrado na Avenida Marginal para pleno usufruto dos muitos milhares de pessoas que aderiram a esta iniciativa.
Como é habitual, foi disponibilizado um conjunto de atividades diversificadas ao longo do percurso, em áreas tão diversas como a saúde, a atividade física, o ambiente e a mobilidade. O objetivo principal desta iniciativa relaciona-se com a sensibilização dos munícipes para a utilização de formas alternativas de mobilidade e transporte, como a bicicleta, os transportes públicos ou fazendo percursos a pé, evitando a utilização do automóvel e contribuindo, desta forma, para uma redução da poluição atmosférica e melhoria da qualidade do ar.
Do leque de ações integradas neste evento, destacamos o Passeio da Memória, cuja realização visava assinalar o Dia Mundial da Pessoa com a Doença de Alzheimer (comemorado a 21 de Setembro) e alertar a população portuguesa para a importância do exercício físico na redução do risco da Doença de Alzheimer, sensibilizando para o gravíssimo problema das demências, cujo principal fator de risco é o envelhecimento.



Sem comentários: