segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Recolha de óleos alimentares usados: munícipes aderem com energia!




Foi iniciada em 9 de Junho de 2008 a recolha selectiva de óleos alimentares usados em 20 pontos do concelho de Oeiras, com a instalação dos primeiros oleões. A forte adesão dos munícipes de Oeiras apoia de forma positiva o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia, nomeadamente pela participação no projecto europeu "OILPRODIESEL". É de salientar que este projecto integra a resolução de um problema ambiental, gerado pela presença do óleo alimentar usado nos resíduos sólidos urbanos ou nas águas residuais, com a produção de energia com vantagens na sua utilização, quer económicas quer de emissão de gases com efeito de estufa. Para saber onde fica o oleão mais próximo da sua casa consulte a localização dos 20 oleões na página internet da CMO.

6 comentários:

Anónimo disse...

Quero aproveitar a oportunidade para felicitar a equipa da Agenda XXI Local de Oeiras por mais esta iniciativa.
Gostaria de saber se há condições para ser instalado um Oleão no Alto do Lagoal. Apesar de existir um na Terrugem de Baixo parece-me que seria importante ter um mais perto do Bairro da Cooperativa CHELAG.
Obrigado

Oeiras 21+ disse...

Segundo informa o Departamento de Ambiente da CMO, está prevista a colocação de mais oleões no concelho no decorrer de 2009, pelo que a sugestão do Alto do Lagoal é uma questão a analisar e ponderar, tendo em conta as condicionantes de espaço disponível, facilidade de recolha, entre outras.

Anónimo disse...

Agradeço a vossa resposta.
No entanto gostaria de saber se o assunto foi anotado pelo Departamento do Ambiente para futura decisão.
Obrigado

Oeiras 21+ disse...

A sua sugestão foi registada pelo Departamento de Ambiente e Equipamento, mais especificamente pela equipa do projecto de gestão dos óleos alimentares usados. Esperamos que este blogue permita recolher mais sugestões positivas como a sua!

Anónimo disse...

Gostava de aproveitar a oportunidade que me deram para felicitar a iniciativa da Agenda XXI LOCAL DE Oeiras por esta iniciativa.


Gostava de saber se há condições para saber se é possível ser instalado um Oleão na rua: A Gazeta de Oeiras apesar de existir um perto da rua onde existe o serviço documentário da câmara pq assim fica mais perto de casas pessoas e de dois restaurantes

Oeiras 21+ disse...

Relativamente à questão apresentada, o Departamento de Ambiente e Equipamento informa que está prevista a colocação de mais oleões no Concelho no decorrer de 2009, pelo que a sugestão da Rua A Gazeta de Oeiras vai ser analisada e ponderada, tendo em conta as condicionantes de espaço disponível, facilidade de recolha, entre outras questões.