segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Trabalho de campo na Ribeira da Lage


Depois de muitas aulas sobre o "Desenvolvimento Sustentável", nas suas diferentes vertentes, nada como "pôr os pés na terra", para compreender melhor os problemas e as potencialidades do território de Oeiras.

Foi com este espírito que o grupo de formandos da Pós-Graduação realizou, no passado dia 19 de Dezembro, um percurso no Vale da Ribeira da Lage, onde quis ver mais de perto os desafios que se colocam à sustentabilidade ambiental deste corredor ecológico, tão importante para o concelho.

A par do património natural, o "coração" da história do município tem a ver com esta Ribeira, abraçada e aproveitada pela Quinta do Marquês de Pombal, e o Vale acompanha alguns bairros e aglomerados e duas das mais importantes áreas empresariais do concelho, o Taguspark e a Lagoas Park.

Os episódios de poluição, o lixo e as intervenções desequilibradas na sua envolvente mostram, contudo, que a sua valorização precisa de uma visão integrada, do planeamento ao licenciamento, da vertente ambiental à económica e social, e que vai ser sempre necessário o contributo de todos!

Sem comentários: