terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Protocolo para melhorar a qualidade do ar na AML

Foi assinado ontem (16/2/2009) um protocolo entre os serviços do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e cada uma das 15 autarquias da região de Lisboa que contempla as acções que as autarquias vão desenvolver para contribuir para melhorar a qualidade do ar. Em diversos pontos, particularmente em Lisboa, Cascais, Barreiro e Setúbal, têm sido registados níveis superiores aos da legislação europeia, o que obriga o nosso País a apresentar e a aplicar medidas concretas para melhorar a situação, para o período de 2005 a 2012.
Oeiras participa neste esforço com a sua acção ao nível da renovação e gestão da sua própria frota de veículos, na promoção do Combus como alternativa ao transporte individual, desenvolvimento da rede ciclável do concelho, informação e educação dos munícipes, planeamento e arborização.

À escala supra concelhia, preparam-se medidas como novos corredores "BUS", corredores exclusivos para veículos com mais de 2 passageiros, condicionamento do centro de Lisboa aos veículos mais poluentes, apoios à renovação de frotas de transporte colectivo, etc.

Na sessão de 16 de Fevereiro, a convicção transmitida pelos oradores foi de que muito do nosso comportamento quotidiano vai ter que mudar para podermos viver num mundo seguro e saudável!

1 comentário:

Anónimo disse...

excleente ideia da Aml