terça-feira, 7 de julho de 2009

Conferência e Roteiro Local das Alterações Climáticas


A subida da temperatura média do Planeta, o degelo nas calotes polares e a ocorrência de fenómenos climáticos extremos, como secas, tufões e inundações, têm vindo a dar razão aos cenários mais pessimistas dos cientistas, reforçando a conclusão de que a actividade humana e, em particular, o consumo de combustíveis fósseis, estão a ameaçar a vida no planeta.
Depois do famoso Protocolo de Quioto, os governos das Nações preparam-se para discutir a medidas que terão que ser adoptadas depois destas evidências, em Copenhaga, de 7 a 18 de Dezembro de 2009.
Mais do que assistir a essa discussão, as autoridades locais em todo o Mundo têm procurado avaliar qual e o papel que podem desempenhar nessa discussão, e cada vez mais se apercebem que a sua acção, em áreas tão determinantes como o saneamento básico, o ordenamento do território, os transportes e o ambiente podem ser tanto ou mais importantes do que as medidas de legislação e política que podem ser adoptadas a nível nacional.
É por todas estas razões que, sob a égide do “ICLEI – Local Governments for Sustainability”, se realizou em Almada, em 28 e 29 de Maio a Conferência Internacional “Roteiro Local para as Alterações Climáticas Mobilizar, Planear e Agir”, onde a par da discussão técnica dos problemas das alterações climáticas se preparou um documento que exprime a voz das autoridades locais em todo o processo internacional.
O Roteiro Local para as Alterações Climáticas é um documento que exprime a posição de mais de 1000 autarquias de todos os continentes, associadas do ICLEI, que pretendem ser envolvidas e que lhes sejam dados meios para poderem desempenhar o seu papel na redução das emissões de gases dom efeito de estufa.
O Município de Oeiras está empenhado na preparação de um Plano de Acção Energia Sustentável para Oeiras que dê concretização ao seu empenho em cumprir as metas europeias de redução de gases com efeito de estufa. Contudo, nenhum plano terá sucesso se não contar com o contributo de tod@s!...

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