sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Candidatura de Oeiras à Rede Europeia das Cidades Saudáveis


O Projecto de Cidades Saudáveis é uma iniciativa do Gabinete Regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que prevê a adopção de estratégias concertadas para a promoção de comportamentos saudáveis e a aplicação dos princípios da Saúde Para Todos a um nível local.
Actualmente, esta iniciativa da OMS abrange mais de 1.400 cidades e municípios de 30 países, que em conjunto procuram encontrar soluções para problemas comuns e partilham estratégias e referenciais teóricos de intervenção. Estas cidades encontram-se ligadas em redes locais, nacionais e regionais, assumindo um compromisso para com a saúde e o desenvolvimento sustentável.
A
Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis (RPCS) é uma Associação que, a nível nacional, reúne os municípios interessados na implementação do Projecto de Cidades Saudáveis. A CMO aderiu à RPCS na data da sua constituição, em Outubro de 1997. Recentemente, o Município de Oeiras manifestou junto da OMS o interesse em alargar a sua cooperação no âmbito do Projecto Cidade Saudável a um nível internacional, pelo que apresentou uma candidatura à V Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis.
A V Fase decorre de 2009 a 2013 e tem como tema central “A Saúde e a Equidade em Saúde em todas as políticas locais”. Todas as cidades membro da V Fase da Rede Europeia da OMS irão trabalhar este tema principal, dando especial ênfase às acções que abordam os determinantes sociais da saúde e a questão da iniquidade na saúde. Para além do objectivo central, a V Fase irá concentrar-se em três temas principais, cada um deles constituído por diferentes áreas de trabalho: Ambientes promotores de apoio e cuidados, Vida saudável e Ambientes Urbanos Saudáveis & Design.

Sem comentários: