sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Oeiras antecipa a meta de recolha de óleos alimentares usados


Oeiras iniciou em 2005 um projecto de recolha de óleos alimentares usados, o Projecto Óleo Valor, com o objectivo de desviar estes resíduos das redes de esgotos e dos resíduos sólidos urbanos (onde prejudica os processos de tratamento), promovendo o seu encaminhamento para valorização.
A partir de algumas experiências-piloto, e beneficiando dos resultados do projecto europeu “
Oilprodiesel”, em que Oeiras participou, será possível chegar ao 1º trimestre de 2010 com 31 oleões colocados na via pública para uso do sector doméstico.
O recente diploma (Decreto-Lei nº 267/2009) veio, entretanto, criar um regime jurídico específico para a gestão destes resíduos, atribuindo aos municípios responsabilidades próprias neste contexto e definindo metas concretas para a criação de redes municipais de recolha selectiva de óleos alimentares usados – metas essas que Oeiras atingirá brevemente.
Em Oeiras, não só a autarquia está de parabéns como também – e especialmente! – os munícipes, pois a adesão tem sido muito elevada, estimando-se recolhas de cerca de 14 toneladas por mês, revelando uma grande consciência cívica e ambiental de muitos dos residentes em Oeiras. Agora… é só passar a palavra e convidar os vizinhos a fazer o mesmo!

1 comentário:

Clotilde Moreira disse...

No Pingo Doce da baixa de Algés há também um sítio para se depositar oléos.
Clotilde