segunda-feira, 21 de junho de 2010

Comemoração do Dia Mundial do Ambiente mobiliza 600 alunos

Para comemorar o Dia Mundial do Ambiente e o encerramento do Programa de Educação Ambiental escolar 2009/10, o Parque dos Poetas encheu-se de cor e animação através da Festa do Ambiente, com a participação de cerca de 600 alunos, professores e auxiliares de estabelecimentos de ensino da rede pública, privada e de Solidariedade Social do Concelho. O programa, organizado pela CMO em parceria com os SMAS de Oeiras e Amadora, Oeinerge e Tratolixo, integrou um conjunto diversificado de actividades lúdico-pedagógicas de cariz ambiental, demonstração de veículos ecológicos e uma exposição ao ar livre de sapos e borboletas elaboradas a partir da reutilização de materiais, no âmbito do concurso “Surpresas da Natureza” que decorreu por ocasião do ano Internacional da Biodiversidade.
Para o publico familiar, foram promovidas actividades, integradas na programação das Festas do Concelho. Deste modo, na manhã do dia 5 de Junho, realizou-se uma sessão de Observação de Aves no Jardim do Palácio do Marquês organizada em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves, tendo sido possível observar 26 espécies diferentes de aves! Dado o interesse demonstrado pelos participantes, é objectivo repetir esta actividade em Setembro, Outubro e na Primavera, meses favoráveis a esta actividade, em que poderão ser observadas aves migratórias, neste ou noutros espaços verdes municipais.
No mesmo espaço e ao final da tarde, realizou-se um Peddy Paper Ambiental que contou com a participação de 13 famílias, num total de 40 participantes. A opinião sobre a actividade foi muito positiva, tendo sido possível de uma forma lúdico-pedagógica despertar nos participantes questões sobre boas práticas ambientais e eco-atitudes.


Com os mesmos objectivos decorrem também durante os fins de semana de Verão e até Outubro um conjunto de Jogos Ambientais para famílias, em Praias e diversos Espaços Verdes Municipais, alguns dos quais integrados na programação das Festas do Concelho e no Programa “Jovens em Movimento. Consulte o calendário no
site institucional da CMO.

Sem comentários: