sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Marginal sem Carros e Semana da Mobilidade - ideias para 2011?


A par da Câmara Municipal de Oeiras, também as juntas de freguesia de Carnaxide, Paço de Arcos, Algés e Oeiras e São Julião da Barra se associam à 9ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o tema "Mobilidade Mais Inteligente - Uma Vida Melhor", e à 11ª do ano Europeu sem Carros, iniciativa que decorre de 16 a 22 de Setembro.
O dia 19 de Setembro foi marcado pela grande adesão à Marginal sem Carros, onde em diversos locais as animações chamavam as pessoas a participar em actividades em prol da sua saúde, actividade física, protecção do ambiente e novas formas de mobilidade.
Para promover a adesão ao transporte colectivo, entre 16 e 22 de Setembro, os autocarros COMBUS foram gratuitos nas dez freguesias do Concelho de Oeiras, para todos os utilizadores.
Nos dias 21 de Setembro em Paço de Arcos e a 22 em Algés, Carnaxide e Oeiras, o programa Andar Seguro da PSP de Oeiras transmitiu às crianças conceitos básicos de segurança e de cidadania, ensinando-lhes como devem andar na via pública e utilizar os meios de transporte.
Nos mesmos dias e freguesias, uma “Operação Stop” procedeu à distribuição de folhetos sobre cuidados básicos de segurança a condutores e a comerciantes e percursos a pé pelo centro das localidades permitiram observar a forma como as infracções de peões e automobilistas prejudicam a mobilidade urbana.
Em Carnaxide, no Centro Cívico, realizou-se a actividade “Pista de Segurança Rodoviária” para ciclistas; e em Oeiras realizou-se um percurso em comboio eléctrico por várias artérias da freguesia.
Tal como propõe a própria campanha europeia, importa acompanhar todo este esforço de sensibilização com medidas práticas que melhorem os actuais problemas de mobilidade nas cidades.
É neste contexto que assistimos este ano à Câmara Municipal de Aveiro, que fez parte do primeiro lote de autarquias que aderiu há dez anos ao então Dia Europeu Sem Carros, rejeitar agora participar na iniciativa, considerando que se trata de “um processo que se encontrava esgotado”.
Segundo o vereador do Trânsito, Carlos Santos, a experiência isolada do Dia Europeu Sem Carros causava “enorme perturbação e não se conseguia a mobilização das pessoas que era a mais desejada”. Em vez do habitual fecho de ruas ao trânsito, a autarquia realizou uma avaliação pedonal (walking audit) sobre o que está bem e o que precisa de ser corrigido na cidade. A acção também se inscreveu num programa europeu de 13 países e no qual Aveiro representa Portugal.
Estes projectos devem fazer-nos pensar - individual e colectivamente - sobre o que é que realmente podemos fazer para este objectivo (europeu!) da mobilidade sustentável. Talvez deixe de ser necessária a Semana Europeia da Mobilidade 2011!

Sem comentários: