quarta-feira, 1 de julho de 2015

Cidadania jovem – projetos inovadores



Considerando o manifesto interesse pela constante partilha de experiências, realizou-se, no passado dia 24 de Junho, mais um “Pequeno-Almoço com a Sustentabilidade”, desta vez dedicado ao tema “Juventude e Cidadania Ativa”.
Os Municípios de Chaves e de Almada, na impossibilidade de se fazerem representar pessoalmente, manifestaram o seu interesse nesta iniciativa, tendo sido projetados vídeos de apresentação dos respetivos projetos, designadamente o Projeto “Se eu fosse Presidente” e o Projeto “Agenda 21 da Criança”.

 


Contámos com a presença de um painel de oradores do Município de Santa Maria da Feira, que se fez representar pela Senhora Vereadora da Educação, Desporto e Juventude, Dra. Cristina Tenreiro;  a Dra. Teresa Ferreira apresentou o Projeto “Jovem Autarca”, que coordena, e tivémos o privilégio de ouvir o testemunho da “Jovem Autarca”, Sofia Pais, vencedora da edição de 2015. O seu discurso, tão autêntico quanto a sua idade e ao mesmo tempo tão eloquente, não deixou nenhum participante indiferente.
O debate, com a presença da Dra. Sandra Monteiro, coordenadora do Núcleo da Juventude, veio enriquecer ainda mais a sessão. Estiveram presentes o Ricardo Silva e o Duarte Gaivão que testemunharam quão interessante é a partilha de experiências entre gerações, as mais-valias que daí advêm, mesmo nas decisões públicas, apresentando resultados concretos de sucesso, como o Skate Parque do Núcleo da Juventude e projetos de Arte Urbana (Graffitis).

Sem comentários: