quinta-feira, 7 de julho de 2016

20 escolas comemoram a semana da Energia com a campanha Display

No âmbito da Comemoração da Semana da Energia e da participação do município de Oeiras à Campanha Europeia Display nas escolas, a autarquia promoveu um conjunto de ações com o objetivo de melhorar o desempenho energético e ambiental do concelho.
Promover a eficiência energética ao nível local, incentivando os municípios a disponibilizar informação ao público sobre o desempenho energético e ambiental dos seus edifícios e equipamentos municipais, nomeadamente, ao nível das emissões de CO2 e dos consumos de água e de energia, sob a forma de uma “Etiqueta Energética Display”, são os objetivos da Campanha Europeia DISPLAY, iniciativa promovida pela Energy-Cities - Associação de Municípios Europeus para a Promoção da Eficiência Energética a Nível Local.
Ao nível Europeu, participam nesta iniciativa cerca de 500 participantes de 32 países, sendo que em Portugal os municípios aderentes são Almada, Caldas da Rainha, Cascais, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Sintra e Vila Nova de Gaia. 
De forma a fomentar o uso racional da água e energia reduzindo as emissões de CO2 e contribuindo para a redução da fatura energética em prol do desenvolvimento sustentável ao nível local, o município de Oeiras está a realizar esta Campanha desde 2008 nos edifícios escolares e municipais.
No presente ano letivo 2015/2016, Oeiras conta com a participação de 20 estabelecimentos de ensino público, com o envolvimento de cerca de 3.276 alunos, tendo sido a 1ª “Etiqueta Energética Display” colocada no Jardim-de-Infância Tomás Ribeiro, em Carnaxide.

As escolas participantes foram as seguintes:
JI Tomás Ribeiro – Carnaxide
EB1/JI Amélia Vieira Luís – Carnaxide
EB1 Sylvia Philips – Carnaxide
EB1/JI São Bento – Barcarena
EB1 Visconde de Leceia – Barcarena
EB1/JI Jorge Mineiro – Barcarena
EB1 Santo António de Tercena – Barcarena
EB1 Samuel Johnson – Caxias
EB1 Anselmo de Oliveira – Paço de Arcos
EB1 Dionísio dos Santos Matias – Paço de Arcos
EB1/JI Cesário Verde – Queijas
EB1 Gil Vicente – Queijas
EB1/JI Narcisa Pereira – Queijas
JI Roberto Ivens – Cruz Quebrada / Dafundo
EB1 D. Pedro V – Linda-a-Velha
JI José Martins – Linda-a-Velha
EB1 António Rebelo de Andrade – Oeiras
EB1/JI Sá de Miranda – Oeiras
EB1 Conde Ferreira – Oeiras
EB1/JI Manuel Beça Múrias – Oeiras
Pretende-se com esta ação, não só divulgar o desempenho energético dos edifícios mas também consciencializar a comunidade escolar / cidadãos para a prática de comportamentos ambientalmente mais responsáveis em prol no combate às Alterações Climáticas.
Pode saber mais em www.display_campaign.org.

Sem comentários: