quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Boas práticas noutros municípios


A Equipa Oeiras 21+, que frequenta o Curso de Pós-Graduação, teve oportunidade de conhecer alguns projectos considerados de boas práticas no Norte do País.

Um dos projectos de referência que a equipa visitou foi o Parque Biológico de Gaia. Tendo na sua origem sido criado por iniciativa de uma ONGA (o NPEPVS, em 1983), teve ao longo dos últimos 25 anos o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e desenvolve inúmeras actividades de educação e sensibilização ambiental, conservação da natureza e recuperação de animais, reconhecidas em Portugal e no estrangeiro. A infraestrutura de alojamento permite acolher visitas de grupos ou de famílias - que recomendamos!

Será que existem locais em Oeiras onde fazia sentido dispor de uma infraestrutura de apoio a actividades de educação ambiental?...

3 comentários:

Anónimo disse...

Não conheço pessoalmente o parque senão pelas excelentes opiniões de amigos.
Oeiras precisa de iniciativas destas talvez em escala diferente. Porque não as Ribeiras da Lage ou de Barcarena? Ou alguma área abrangida por corredores verdes? Seria muito importante preservar a memória da fauna e flora do Concelho que foi rural até não há muito tempo. As gerações vindouras agradecerão.

Anónimo disse...

podia ser uma boa ideia

Anónimo disse...

Creio que faria todo o sentido. Apenas conheço o Parque de Gaia por ouvir falar dele a um amigo. Penso que Oeiras terá locais interessantes como os vales da ribeiras e algumas áreas dos corredores verdes que se espera não sejam afectados pela construção.
Aliás, para além do eventual parque biológico e ou museu de ciência viva, seria importante dispor de "centros de interpretação" que funcionariam como locais de conservação de espécies, em vias de extinção no Concelho, e pequenos centros de pedagogia ambiental activa.