quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Saber para agir - qualidade do ar e GEE em Oeiras

Foram ontem apresentados ao Executivo da CMO dois estudos, promovidos pela OEINERGE (Agência Municipal de Energia e Ambiente de Oeiras) em parceria com a CMO, que permitem caracterizar o concelho de Oeiras relativamente às emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e à qualidade do ar.

O Inventário de Emissões de GEE das actividades do concelho de Oeiras é o primeiro passo para a definição, pela autarquia e pelos actores locais, de medidas para reduzir o contributo de Oeiras para o problema global das alterações climáticas.

Por munícipe, as emissões de todas as actividades existentes no concelho representam 4,32 toneladas de CO2-equivalente, uma quantidade que corresponderia a uma deslocação de 21.000Km durante um ano!

A Carta da Qualidade do Ar do concelho de Oeiras é uma ferramenta interactiva, acessível a qualquer pessoa interessada, que permite caracterizar a qualidade do ar no período de tempo e na área geográfica seleccionada pelo utilizador. Quer saber como esteve a qualidade do ar na sua freguesia, no seu bairro ou mesmo na sua rua? Então, vá lá!

2 comentários:

Andre Pinto disse...

Prezados amigos de Oeiras - Portugal,
Gostariamos de parabenizá-los pelo sucesso da implementação da Agenda 21 local, já em estado de plena execução, o que nos espelha em seguirmos seus passos e ainda estreitarmos um laço de visitação futura para troca de experiências. Informo que coloquei este exemplo de sucesso em meu blog, aqui no Brasil, num momento de grandes transformações na minha cidade de São João da Barra, com a chegada de um mega complexo portuário do Açu, no norte do Estado do Rio de Janeiro. Gostaria de manter contatos e coloco o meu blog à disposição para receber matérias dos avanços de Oeiras, que meuito nos orgulhou. Posso agendar uma visita à vocês na segunda quinzena de julho de 2009?
Abraços a todos.
Andre Pinto
Membro da Comissão de Avaliação e Acompanhamento de projetos especiais para o porto do Açu.
www.andreambiental.blogspot.com

Isabel Magalhães disse...

Boa noite;

Vim do blogue 'o vale da terrugem' onde tomei conhecimento do v/ espaço.

E, porque divulgar é preciso, inseri o v/ link na barra lateral do meu blog.

Saudações

Isabel Magalhães