terça-feira, 24 de março de 2009

AGENEAL: 10 anos a encher Almada de energia

A Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, celebra este ano o seu 10º Aniversário.
Ao longo destes 10 anos, a AGENEAL tem vindo a desenvolver vários projectos e acções, muitos deles em parceria com Câmara Municipal de Almada, contribuindo para que o desenvolvimento do Concelho seja cada vez mais sustentável e energeticamente eficiente.
Destaca-se o apoio dado à certificação ambiental do Município de Almada pelo Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS), que está a ser desenvolvida no âmbito da Agenda Local 21 e visa a adopção de novos procedimentos que permitam a rentabilização de recursos e a redução de consumos e de custos, reduzindo assim a pressão ambiental exercida pela Autarquia. Outro projecto é o Plano Almada Ciclável, em que a AGENEAL integra o Grupo Municipal de Acompanhamento. Neste projecto foi criada uma rede de percursos cicláveis promovendo a utilização de bicicletas no Concelho de Almada, contribuindo assim para uma redução de energia e impacte ambiental do sector dos transportes.
No âmbito das comemorações, a AGENEAL, irá realizar, em conjunto com a Associação Europeia Energie-Cités, o colóquio "Concretizar os objectivos comuns europeus “3x20”: perspectivas para a acção local", que decorrerá no Convento dos Capuchos, em Almada, no próximo dia 31 de Março, a partir das 9h30.


Sem comentários: