quarta-feira, 18 de março de 2009

V Fórum Mundial da Água


Está a decorrer em Istambul, de 16 a 22 de Março, o V Fórum Mundial da Água.
Este evento, o maior encontro mundial sobre o tema, é promovido pelo Fórum Mundial da Água em parceria com o país de acolhimento, e corresponde não só a uma semana de conferências e debates como a todo um processo preparatório, de mais de dois anos, envolvendo todos os parceiros e todos os países num esforço de aumentar o conhecimento, consciência e importância dos problemas ligados à água, e de propor soluções concretas para os desafios globais.
O tema deste ano é “Bridging Divides for Water” (Unindo as Divisões da Água), focando não só os problemas relacionados com as fronteiras geográficas (de que Istambul é um forte símbolo!), como também as fronteiras entre a idade moderna e os usos tradicionais da água, os ricos e os pobres, as regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas.

Portugal está presente com representantes de diversas entidades, públicas e privadas, e desde o processo preparatório tem um site descrevendo o modo como a participação portuguesa está organizada.


A atenção dada pela CMO ao tema da água é patente nas suas áreas de atribuição directa, mas também no esforço de conhecer e aproveitar melhor os recursos do concelho. A Agenda 21 Local atribui especial importância às Ribeiras do Concelho, entendendo-as como elementos fundamentais da paisagem, do lazer, da mobilidade e do equilíbrio ambiental do concelho, estabelecendo a protecção e requalificação dos Vales das Ribeiras como um dos 10 Projectos-Motor.

Sem comentários: