terça-feira, 3 de março de 2009

Oeiras e o turismo sustentável

O turismo é uma actividade a desenvolver no concelho de Oeiras? Quais os recursos turísticos a valorizar? De que modo devem esses recursos ser aproveitados sem serem colocados em causa o seu valor e a sua qualidade?
Estas perguntas colocam-se relativamente a Oeiras como possivelmente se colocam à maioria das cidades, pois o turismo pode representar um factor de desenvolvimento económico importante, particularmente em épocas de crise, mas nenhuma outra actividade está mais estreitamente ligada ao valor do património cultural e natural, aos recursos naturais e ao equilíbrio das paisagens.
A autarquia de Oeiras foi a única do País a estar presente na constituição da Rede Europeia de Cidades de Turismo Sustentável, no passado dia 18 de Fevereiro, em Bruxelas. O manifesto subscrito pelas 11 cidades fundadoras reconhece que o modo de actuar das cidades turísticas assume um papel fundamental para a preservação do património local, a valorização do território e para enfrentar de forma adequada s desafios globais do crescimento económico, da inclusão, da inovação e da luta contra as alterações climáticas.
A associação das cidades em rede visa estimular a sua responsabilização crescente com estratégias saudáveis e inovadoras, facilitar a troca de experiências práticas e assumir uma capacidade acrescida de intervenção junto das instituições europeias, demonstrando a importância do papel a desempenhar pelas cidades na renovada política europeia de turismo.

Sem comentários: