terça-feira, 24 de março de 2009

Workshop sobre Energia mobiliza serviços municipais


No passado dia 13 de Março, realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, um Workshop sobre Energia promovido pelo Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Local, com o objectivo de promover uma troca de informações e experiências entre os vários participantes (dos diferentes serviços da Câmara Municipal de Oeiras e da OEINERGE, Agência Municipal de Energia e Ambiente de Oeiras).
Este tema tem que ser alvo de uma atenção especial por parte da Câmara Municipal de Oeiras, para conseguir cumprir – ou exceder! – as metas do recém-assinado “Pacto dos Autarcas” (+20% de eficiência energética, +20% de produção de energias renováveis, -20% de emissões de GEE até 2020).
Destacaram-se, entre outros, projectos como a “Família Ecológica”, em fase de arranque, que envolverá inicialmente 50 famílias sob os temas da água, energia, resíduos e jardim, assim como a introdução de balastros electrónicos e reguladores de fluxo e a substituição das Lâmpadas de Mercúrio ainda em utilização na iluminação pública - apenas faltam substituir 200 luminárias num total de 20.000 em todo o Concelho.
Em todos os projectos municipais – de habitação, equipamentos colectivos, etc. – os regulamentos existentes sobre eficiência energética colocam agora novos desafios, que estão a ser devidamente considerados pelos projectistas, e em relação ao parque habitacional existente está já em curso um processo de certificação gradual e exaustivo
Diversos equipamentos municipais, como a Biblioteca Municipal de Oeiras, escolas e outras instalações desportivas e culturais estão em vista serem sujeitos a auditorias energéticas, para que se adoptem medidas de poupança dos consumos ou de introdução de energias renováveis, que permitam no futuro que estes edifícios sejam certificados.

A par do trabalho em curso nos diversos serviços municipais, os participantes reconheceram que muito há a fazer para envolver a população e outros actores locais neste esforço de tornar Oeiras um concelho mais sustentável no uso da energia.


1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de saudar os organizadores do evento, pois este foi deveras interessante.
Oeiras mostra coragem e empenho ao assinar o Pacto de Autarcas. Já foi dado um primeiro passo com a "Matriz dos Gases com Efeito de Estufa de Oeiras", que se prevê ser publicada em breve.
A assinatura do Pacto de Autarcas no ano em que o município assinala 250 anos "é ouro sobre azul".