terça-feira, 24 de março de 2009

Festival da Floresta e da Poesia

Para comemorar os Dias Mundiais da Floresta e da Poesia, que se celebram a 21 de Março, a Câmara Municipal de Oeiras promoveu o Festival da Floresta e Poesia, em parceria com o Lions Internacional.

O espaço singular da Fábrica da Pólvora de Barcarena, ao ar livre, conjugou a fantasia, poesia, natureza, desporto e divertimento num evento que combinou harmoniosamente actividades tão variadas como uma aula de Shi-kung, uma prova de orientação e descoberta, jogos e animações ambientais infantis, e uma exposição do concurso fotográfico “Oeiras Cidade Verde”.
No final foram oferecidas espécies arbustivas autóctones, bem adaptadas ao clima da nossa região, que não necessitam de rega ou manutenção especial para sobreviverem, sendo um exemplo do tipo de vegetação de deve ser promovida e preservada, dada vertente de sustentabilidade que tem associada.
Destaca-se ainda o workshop sobre Compostagem Doméstica realizado pelo Eng.º Carlos Pimenta, projecto este promovido pelo Município de Oeiras desde 1992.
As comemorações podem, todavia, ser estendidas a todos os dias do ano.
Os munícipes deste Concelho podem reciclar os seus resíduos vegetais, produzindo um óptimo fertilizante para o solo do jardim, bastando para tal solicitar um recipiente gratuito e guia de instruções pelo Nº Verde do Ambiente: 800201205 (chamada gratuita)! E continuam a ser distribuídas árvores a quem tiver condições para as plantar – os pequenos gestos contam!

Sem comentários: