terça-feira, 7 de julho de 2009

Oficina Participativa discute novas propostas para Oeiras 21+


Estiveram 9 projectos em discussão na Oficina Participativa realizada por Oeiras 21+, em 22 de Maio de 2009, nas instalações da AERLIS, em Oeiras:
1
CMIAS - Rede de Centros de Interpretação Ambiental
2
Ribeiras do concelho de Oeiras - uma nova abordagem de intervenção. Estudo de caso da Ribeira da Laje
3
Monitorização / gestão da eficiência energética em edifícios municipais com recurso ao sistema de informação geográfica (SIG)                                                
4
PEMPI - Plano estratégico municipal para as pessoas idosas 2009-2013
5
Bairro 21
6
Hortas biológicas
7
Sustentabilidade nas Escolas  e na sua envolvente
8
Urbanismo sustentável - Boas Práticas em Planeamento Urbano
9
Ficha de avaliação da sustentabilidade 
Os 25 participantes acolheram as ideias apresentadas pelos técnicos da CMO com grande interesse e entusiasmo, contribuindo com sugestões concretas ou mesmo oferecendo-se como Voluntários associados aos projectos. Além de pessoas a título individual e técnicos das CMO e empresas municipais, estavam representadas associações de moradores, de defesa do ambiente, sociais e algumas instituições de investigação.
A expectativa quanto aos resultados destas acções, alguns deles esperados mesmo até ao final de 2009, são elevadas, e fazem crer que a sua concretização poderá realmente “fazer a diferença”:
- os novos Centros de Interpretação Ambiental permitirão maior informação e sensibilização dos munícipes,
- a re-naturalização das zonas ribeirinhas melhorará a sua qualidade ecológica e a fruição pelas populações,
- as novas actividades previstas no PEMPI promovem a vida activa dos idosos;
- as agendas 21 de Bairro envolvem os residentes em processos de cidania activa;
- foram sugeridos locais para hortas biológicas, e já existem munícipes interessados!
- a experiência do Programa de Educação Ambiental leva à necessidade de encontrar novas formas de envolver a população escolar na promoção da sustentabilidade do concelho,
- a proposta de uma Certificação Territorial Voluntária é tida como muito importante, para motivar projectistas e investidores para projectos mais sustentáveis em Oeiras; 
- para dar o exemplo, as decisões e projectos municipais têm que levar em conta Oeiras 21+, tal como se prevê com a aplicação da "Ficha de Avaliação da Sustentabilidade".
Esperamos que mais pessoas possam interessar-se por estes projectos. Para saber mais, basta enviar um e-mail para oeiras21mais@cm-oeiras.pt, indicando a sua área de interesse ou a informação pretendida, e ir consultando a página internet www.cm-oeiras.pt/oeiras21mais .

2 comentários:

Fernando Lopes disse...

Como participante na Oficina, em particular na temática das hortas pedagógicas, gostaria de acrescentar que este conceito muito divulgado deve ser complementado com o conceito de hortas sociais. Este fenómeno, já mediatizado, pode ser um sinal de novos tempos. Oeiras bem precisa de recuperar e aproveitar os locais onde durante séculos se produziram alimentos frescos, normalmente nas imediações da ribeiras. Sugiro uma entrada no blogue em baixo, pois refere, entre outras, a experiência da Veiga de Creixomil, em Guimarães.
Fernando Lopes

http://valedaterrugem.blogspot.com/2009/06/hortas-na-casa-branca-no-palacio-de.html

Clotilde Moreira disse...

Eu estive nas "ribeiras" e fiquei muito agradada pelo que já está registado e principalmente pelo plano para a Lage que gostava de ver realizado. Há trabalho feito no "papel". Quando fica feito no terreno?
O meu apoio às palavras do Fernando Lopes.
Clotilde