sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como reduzir as emissões de GEEs?


Em Dezembro, todos os olhos estarão postos nos governantes que vão reunir-se em Copenhaga para decidir qual o compromisso que assumirão, em conjunto, para reduzir as emissões dos gases que provocam o efeito de estufa, e quais as linhas de acção que vão adoptar para atingir esses objectivos.

A Comissão Europeia estará sentada na primeira linha dessa cimeira, e poderá dizer que já começou a trilhar um desses caminhos para a acção: com o chamado "Pacto de Autarcas", desafiou as autoridades locais para seguirem as metas estabelecidas à escala europeia (menos 20% de consumo de energia, mais 20% de energia renovável e menos 20% de emissões de CO2, até 2020), e até esta data já mais de 500 autarquias, como Oeiras, aderiram a este desafio.

Como pode um concelho como Oeiras consumir menos energia? Como pode ser aumentado o aproveitamento das energias renováveis? É só à autarquia e aos seus serviços que compete resolver este problema?

O grupo de trabalho que está a estudar o Plano de Acção de Oeiras para o Pacto começou por fazer um levantamento da situação actual, e verifica que muitas empresas e outras entidades do concelho estão já a desenvolver acções que vão ajudar a cumprir aqueles objectivos. A par das acções já identificadas, vão propor-se outras, inspiradas nos exemplos de muitas cidades que, em todo o mundo, procuram dar o seu contributo para devolver a saúde ao Planeta.

Quer sugerir alguma ideia ou acção? Já está a mudar alguma coisa no seu dia a dia com estas preocupações? Envie as suas ideias e sugestões para oeiras21mais@cm-oeiras.pt. Queremos levá-las em conta!

Sem comentários: