sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Limpeza de ribeiras e praias do concelho de Oeiras

Não é só no Verão que se limpam as praias, e as ribeiras do concelho precisam de intervenção constante para manter vivas as suas funções ecológicas e ambientais – a escorrência da água e a prevenção das cheias, a saúde pública, a vida de plantas e animais, a qualidade e equilíbrio da paisagem.

Ribeiras vivasA Divisão de Serviços Urbanos, com o apoio da Divisão de Viaturas e Máquinas, realiza anualmente a limpeza, desobstrução e desassoreamento das linhas de água, num conjunto de trabalhos que visam limpar os cursos de água da vegetação invasora, das árvores caídas e do lixo e entulho que reduzem a sua capacidade de vazão.
Desde 2005, realiza-se a limpeza de todos os afluentes do Rio Jamor, e das Ribeiras de Barcarena, Algés, Lage e Porto Salvo, numa frequência semestral. Estas intervenções têm sido faseadas ao longo dos anos e não podem ser realizadas com a mesma celeridade nos afluentes, devido à quantidade elevada de sedimentos que é preciso movimentar, para além da dificuldade de manutenção dos leitos e das margens com conservação dos meandros e de outras características hidráulicas.

Praias limpasA CMO e a Administração do Porto de Lisboa têm celebrado nos últimos anos protocolos no sentido de valorizar e permitir usufruto dos espaços ribeirinhos do Concelho de Oeiras. Uma das actividades aí contempladas incide na limpeza e arranjo periódico das zonas de praia por parte da CMO, assumindo a autarquia a promoção e o custo destas actividades.
A periodicidade de limpeza das praias é mais intensa na época balnear, realizando-se numa base diária em todas as praias e zonas de recreio e lazer do Concelho, nomeadamente Praia de Algés, Cruz-Quebrada / Dafundo, Paço de Arcos, Santo Amaro, Torre. Fora da época balnear e atendendo que neste período se realiza a manutenção das máquinas usadas para a limpeza do areal, a periodicidade é, no mínimo, semanal.
O esforço e os custos destes trabalhos é recompensado pela elevada adesão dos munícipes ao usufruto destes espaços, mas é penalizado pela falta de civismo de muitos que ainda acham normal deixar lixos e entulhos indiscriminadamente… Pagamos todos, pelo desmazelo de alguns!Será tudo muito mais fácil quando todos perceberem que Oeiras… é a nossa casa!

Sem comentários: