sexta-feira, 1 de julho de 2011

Toda a Construção deve ser… Sustentável!

O 2º "Pequeno-Almoço com a Sustentabilidade", destinado a eleitos e colaboradores da CMO, foi moderado pelo Arq. Jorge Graça Costa, da Divisão Estruturação Urbana da CMO, ele próprio premiado pelo “International Design Competition Osaka 2005 – Energy – Sustainable and Enjoyable Life” com o Prémio Ouro atribuído pela Fundação Japonesa do Design e pelo Governo Japonês, por um projecto de aproveitamento da água pluvial como elemento de conservação da energia.
O Arq. Gonçalo Pinheiro, do atelier GJP, apresentou o projecto das Natura Towers, edifícios de escritórios para a empresa MSF onde um conjunto de soluções de design, estrutura, materiais e sistemas de operação levaram à atribuição do Prémio Greenbuilding Award 2010.
O Engº Manuel Pinheiro, do Instituto Superior Técnico, fez um breve historial do conceito e dos sistemas de certificação da construção sustentável e demonstrou a importância destes sistemas – e particularmente do sistema português LiderA - para a melhoria do desempenho energético e ambiental do nosso tecido construído, responsável por grande parte dos consumos de recursos e impactes ambientais à escala urbana.
Participaram neste Pequeno-Almoço 21 pessoas de 10 unidades orgânicas da CMO e da OEINERGE, que avaliaram muito positivamente a sua participação. Fica o desafio de aplicar, nos projectos de Oeiras, as boas ideias aqui apresentadas.

Sem comentários: