O Salão Nobre do Palácio do Marquês, em Oeiras, teve casa cheia no Pequeno-Almoço com a Sustentabilidade dedicado ao tema: "Marketing Territorial. Identidade, competitividade, sustentabilidade. Como potenciar o território."
Atualmente, países, cidades, regiões e bairros tentam possuir uma imagem favorável, de forma a tornar-se (mais) atrativos e competitivos. A crescente concorrência entre os territórios encaminha para o aperfeiçoamento e sofisticação das estratégias de Marketing territorial. Num mundo cada vez mais interativo e dinâmico, as pequenas particularidades territoriais, pela mão dos agentes locais, ganham cada vez mais importância. Muitos são os lugares, cidades, municípios, regiões, ou outros, que desenvolveram políticas conducentes à sua promoção e valorização, visando fixar segmentos, atrair o investimento e ampliar o consumo. E, promover um território passa por identificar as características de um local, os seus traços peculiares, e por construir uma marca forte, atraente e competitiva, dinamizando um bom relacionamento com todas as partes interessadas.
Após ser dado o enquadramento do tema, pela apresentação do Professor João Luís Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, as apresentações sobre a marca de Mafra e sobre a rede das Aldeias de Portugal serviram de ponto de partida para pensar sobre Oeiras: o que nos marca? como reforçar o sentido de pertença de quem cá vive? como atrair pessoas e investimentos para o nosso concelho? Como tornar Oeiras cada vez mais competitivo?
Pode consultar as apresentações a partir dos seguintes links:
Atualmente, países, cidades, regiões e bairros tentam possuir uma imagem favorável, de forma a tornar-se (mais) atrativos e competitivos. A crescente concorrência entre os territórios encaminha para o aperfeiçoamento e sofisticação das estratégias de Marketing territorial. Num mundo cada vez mais interativo e dinâmico, as pequenas particularidades territoriais, pela mão dos agentes locais, ganham cada vez mais importância. Muitos são os lugares, cidades, municípios, regiões, ou outros, que desenvolveram políticas conducentes à sua promoção e valorização, visando fixar segmentos, atrair o investimento e ampliar o consumo. E, promover um território passa por identificar as características de um local, os seus traços peculiares, e por construir uma marca forte, atraente e competitiva, dinamizando um bom relacionamento com todas as partes interessadas.
Após ser dado o enquadramento do tema, pela apresentação do Professor João Luís Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, as apresentações sobre a marca de Mafra e sobre a rede das Aldeias de Portugal serviram de ponto de partida para pensar sobre Oeiras: o que nos marca? como reforçar o sentido de pertença de quem cá vive? como atrair pessoas e investimentos para o nosso concelho? Como tornar Oeiras cada vez mais competitivo?
Pode consultar as apresentações a partir dos seguintes links:
- Professor Doutor João Luís Fernandes, Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Enquadramento da temática
- Eng.º Diogo Casaleiro, Coordenador do Gabinete de Planeamento Estratégico e Desenvolvimento da Câmara Municipal de Mafra - M de Mafra. M de Marca… porque Mafra Marca!
- Dra. Clotilde Rio, Coordenadora do projeto “Aldeias de Portugal” da Associação do Turismo de Aldeia - Rede das Aldeias de Portugal
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