terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Debate sobre Marketing Territorial ao pequeno-almoço

O Salão Nobre do Palácio do Marquês, em Oeiras, teve casa cheia no Pequeno-Almoço com a Sustentabilidade dedicado ao tema: "Marketing Territorial. Identidade, competitividade, sustentabilidade. Como potenciar o território."
   

Atualmente, países, cidades, regiões e bairros tentam possuir uma imagem favorável, de forma a tornar-se (mais) atrativos e competitivos.  A crescente concorrência entre os territórios encaminha para o aperfeiçoamento e sofisticação das estratégias de Marketing territorial. Num mundo cada vez mais interativo e dinâmico, as pequenas particularidades territoriais, pela mão dos agentes locais, ganham cada vez mais importância. Muitos são os lugares, cidades, municípios, regiões, ou outros, que desenvolveram políticas conducentes à sua promoção e valorização, visando fixar segmentos, atrair o investimento e ampliar o consumo. E, promover um território passa por identificar as características de um local, os seus traços peculiares, e por construir uma marca forte, atraente e competitiva, dinamizando um bom relacionamento com todas as partes interessadas.
Após ser dado o enquadramento do tema, pela apresentação do Professor João Luís Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, as apresentações sobre a marca de Mafra e sobre a rede das Aldeias de Portugal serviram de ponto de partida para pensar sobre Oeiras: o que nos marca? como reforçar o sentido de pertença de quem cá vive? como atrair pessoas e investimentos para o nosso concelho? Como tornar Oeiras cada vez mais competitivo?

Pode consultar as apresentações a partir dos seguintes links:

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