segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

20 anos do Programa de Educação Ambiental de Oeiras

No ano letivo 2014/15 o Programa de Educação Ambiental para as escolas, promovido pelo Município de Oeiras, celebra 20 anos. Este programa desenvolve-se no âmbito da Agenda da Sustentabilidade para Oeiras, visando promover a educação ambiental e apoiar estilos de vida ambientalmente sustentáveis, uma vez que as crianças e jovens são considerados veículos de transmissão, por excelência, de comportamentos em defesa do Ambiente junto da sua comunidade.
Este Programa é promovido anualmente em articulação com um conjunto de parceiros locais e nacionais e pretende constituir um conjunto de recursos de carácter transversal e multidisciplinar através do qual as escolas possam promover a educação para a sustentabilidade, não só dentro das suas fronteiras físicas, mas em conjunto com a comunidade envolvente, potenciando a criação de comunidades pró-sustentabilidade, desafiando-se as escola a ter uma participação mais ativa na sensibilização ambiental da comunidade envolvente e na resolução de problemas locais.
O Programa iniciou-se no ano letivo 1994/95, com a temática dos Resíduos, tendo atualmente uma programação que envolve cerca de quarenta atividades (Ações em recinto escolar, Visitas de Estudo, Oficinas, Concursos, Comemoração de dias temáticos, entre outras) no âmbito de diversas temáticas, nomeadamente, Desenvolvimento Sustentável, Água, Alimentação, Eco-consumo, Animais em meio urbano, Energia, Espaços Verdes, Resíduos, Ruído e Biodiversidade local. Durante o ano letivo são ainda promovidas exposições sobre as atividades desenvolvidas, assim como dos trabalhos realizados pelas escolas no âmbito dos concursos ou sobre temas ambientais. Em média nos últimos anos têm sido promovidas anualmente 500 ações envolvendo cerca de 12.500 alunos, professores e assistentes educativas.
Ao longo deste percurso tem sido possível observar uma maior consciência das gerações mais novas, para os problemas ambientais que vão surgindo e acreditamos que este projeto possa contribuir para fomentar maior conhecimento, dar competências, motivações e sentido de compromisso, que lhes permitam atuar individual e coletivamente na resolução dos novos desafios ambientais. A separação de resíduos para reciclagem, a preservação da biodiversidade urbana, a utilização racional de água e energia, a manutenção da limpeza do espaço público são já alguns conceitos que facilmente se encontram interiorizados nestes jovens cidadãos.

Para saber tudo sobre o PEA visite a página internet institucional.

Sem comentários: