terça-feira, 20 de outubro de 2015

Comunidades Sustentáveis vão ter Norma Portuguesa

A ISO 37120:2014 diz respeito ao desenvolvimento sustentável das comunidades, tendo sido publicada em 15 de maio de 2014. Esta Norma define e estabelece as metodologias para um conjunto de indicadores que orientam e medem a performance dos serviços e qualidade de vida das cidades.

A ISO 37120:2014 pode ser aplicada a qualquer cidade ou município, o qual se compromete em medir o seu desempenho em termos do seu desenvolvimento sustentável de um modo comparável e verificável, independentemente da sua localização ou dimensão.
No passado dia 21 de setembro decorreu a 1ª reunião da Comissão Técnica de Normalização ad hoc (CTA 34), com coordenação da Direcção Geral do Território e do Instituto Português da Qualidade.
Uma CTA é um órgão técnico com uma duração limitada no tempo que visa a elaboração de documentos normativos e a emissão de pareceres normativos, em determinados domínios e no qual participam, em regime de voluntariado, entidades interessadas nas matérias em causa, traduzindo, tanto quanto possível, uma representação equilibrada dos interesses socioeconómicos abrangidos pelo seu setor de atividade.
A CTA 34 tem a missão de elaborar a versão portuguesa da ISO 37120:2014 e o Guia Interpretativo e de Aplicação.

Sem comentários: