sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Oeiras esteve presente no Encontro de Quadros da Câmara Municipal de Lisboa

Cinco elementos do Grupo Oeiras 21+ asseguraram  a representação do Município de Oeiras no “Encontro de Quadros da Câmara Municipal de Lisboa (CML) – “Sabemos, Fazemos, Partilhamos”, com a apresentação de uma comunicação sobre a sua própria experiência: “Grupo Oeiras 21+: desde 2011 a trabalhar num Município 'fora da caixa'”.
Mais de 500 funcionários, provenientes da CML, Juntas de Freguesia e de empresas municipais, e de outras autarquias limítrofes, como a C. M. Oeiras, estiveram reunidos no Encontro de Quadros da CML, que decorreu no Fórum Lisboa, nos dias 18 e 19 de novembro.


O evento, subordinado ao tema “Sabemos, Fazemos, Partilhamos”, teve por objetivo promover o debate e a partilha de experiências em torno de projetos executados pelas autarquia, com impacte nas cidades e na vida dos munícipes. O Encontro debruçou-se sobre a análise e debate de oito temas, desde os Direitos Sociais, Economia e Inovação, Urbanismo ou Tecnologia, num total de 36 comunicações, e apresentou um vasto conjunto de workshops e posters temáticos.
 
A apresentação do Grupo Oeiras 21+ abordou a génese do processo de Agenda 21 local, o conceito Formação-Ação como receita para construir uma equipa, características do Grupo e do seu funcionamento, uma análise sobre o que corre bem e menos bem no funcionamento do Grupo e ideias e experiências úteis para o futuro.
Foram abordados alguns projetos específicos: planeamento e execução do processo de Orçamento Participativo; elaboração do Sistema de Indicadores do Desenvolvimento Sustentável de Oeiras (SIDSO); realização de “Pequenos-Almoços com a Sustentabilidade” (15 eventos, desde 2011); realização do Fórum Oeiras 21+ “Futuros Sustentáveis” (Maio de 2013); divulgação de Newsletter trimestral (cerca de 1500 e-mails).
 
A partir de  propostas desenvolvidas no âmbito do Grupo foi possível ver concretizadas ações como: Regulamento de Hortas Urbanas; criação de um Grupo de Trabalho dos Eventos Sustentáveis – avaliação de eventos e preparação de orientações; Curso de Formação-Ação sobre “Agendas 21 de Bairro e Sustentabilidade Urbana”, que deu origem ao Projeto Piloto “Bairro 21”, em fase de arranque.
 
A apresentação concluiu com o sentimento geral do Grupo: “Abrir horizontes, virar a página, observar perspetivas diferentes e muito debate de ideias fazem do Grupo Oeiras 21+ um espaço único. Faz-nos sentir vivos!”

Sem comentários: