sexta-feira, 1 de julho de 2011

Campanha ENGAGE sai para a rua

O projecto europeu ENGAGE envolve 12 cidades europeias (Heidelberg, Ivanic-Grad, Oeiras, Helsinki, Pamplona, Rennes, Vaxjo, Liège, Rimini, Heerlen, Leicester, Bielsko-Biala) numa campanha de comunicação com uma linha gráfica, estratégia e suportes comuns, com vista a angariar a adesão dos actores locais (incluindo a autarquia nas suas diversas áreas de competência) e dos cidadãos a comportamentos de eficiência energética, com vista ao cumprimento das metas acordadas pelas autarquias envolvidas com a Comissão Europeia no âmbito do Pacto de Autarcas.

Em Oeiras, dentro da própria autarquia, os eleitos e dirigentes estão a ser convidados a “dar a cara pelo clima”, e no Programa de Educação Ambiental 3 escolas desenvolveram propostas de eficiência energética, tendo a EB2/3 Vieira da Silva, de Carnaxide, conquistado o prémio de ser incluída na Campanha.

O projecto ENGAGE esteve também presente em dois grandes eventos promovidos pela Câmara Municipal de Oeiras: Triatlo do Ambiente (10 de Junho) e Mexa-se na Marginal (12 de Junho). Nestes dois dias comprometeram-se com o projecto cerca de uma centena de pessoas, o que se traduziu num enorme sucesso.

Os cartazes, já disponíveis no site do Projecto ENGAGE e na página http://oeiras2020.oeinerge.com estão agora a começar a “sair para a rua” – vai encontrá-los em “mupis”, nos postos de atendimento, Juntas de Freguesia, escolas, museus e outros locais públicos, convidando-o também a si a fazer o seu compromisso: o que vai fazer pelo clima?

1 comentário:

Anónimo disse...

A poupança de energia através da utilização da biciclete e os ganhos em saúde associados são muito importantes.
Constato que no Concelho de Oeiras podia haver maior empenho na criação de percursos cicláveis.
Na estrada Marginal entre Paço de Arcos e o Alto da boa viagem o piso do passeio está em muito mau estado com pedras soltas, dificultando a marcha e pondo em risco a sua passagem para a faixa de rodagem.
Outra medida era facilitar a circulação no passeio através do desnível de passeios nos cruzamentos.