segunda-feira, 4 de julho de 2011

Oeiras e Palmela partilham experiências

Oeiras e Palmela têm tido experiências pioneiras e inspiradoras, respectivamente no processo de Agenda 21 Local (A21L) e no processo de Orçamento Participativo (OP). Num encontro proporcionado por um projecto europeu, técnicos das duas autarquias colocaram a hipótese de desenvolver uma colaboração recíproca, promovendo a troca de experiências e a aprendizagem mútua, que tem vindo a dar os seus primeiros passos.
Em 3 de Maio realizou-se uma primeira reunião em Palmela, fundamentalmente para conhecermos melhor a realidade de ambos os municípios e autarquias, e para apresentar os planos de trabalho em curso nas duas áreas em causa - A21L e OP.



Em 29 de Junho foi a vez dos nossos colegas de Palmela virem fazer uma visita de estudo a Oeiras, contactando com um conjunto de projectos que têm marcado o seu desenvolvimento, fazendo-se de novo uma reunião de trabalho onde foi possível recolher a opinião dos colegas de Palmela sobre uma primeira proposta para a realização de um processo de OP em Oeiras. Durante o mês de Julho, será a vez de Oeiras dar a sua opinião sobre o cronograma e metodologia de implementação da Agenda 21 Local de Palmela.
Esperamos ver em breve os primeiros frutos destas duas iniciativas...

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente iniciativa. É ainda mais interessante pelo facto de poder apontar para articulação entre instrumentos de participação e planeamento municipal, como é o caso da A21L e do OP. Esta articulação é essencial.
Nelson Dias (Orçamento Participativo Portugal).